Revista Abril a Junho de 2022

Caro amigo (a) leitor (a), os meses de abril, maio e junho têm um brilho ainda maior para nossa Diocese em relação aos demais meses do ano. Além de maio ser o mês que a Igreja dedica à Maria, é o mês da celebração do aniversário de instalação da Diocese de Caraguatatuba, que caminha rumo ao seu Jubileu de Prata. Especialmente, neste ano essa celebração foi marcada por um acontecimento bem significativo: a ordenação diaconal do seminarista Silmar Gomes Costa.

Já o mês de junho traz consigo a tradição de nossas principais festas. No Domingo de Pentecostes, celebramos a festa do nosso padroeiro Divino Espírito Santo, que chegou a sua 31ª edição e foi encerrada com a volta da cavalaria às ruas. Na sequência, nosso Santuário Diocesano de Santo Antônio celebrou seu terceiro ano de elevação com a 169ª edição da Festa de Santo Antônio entre 31 de maio e 26 de junho. A Paróquia São João Batista promoveu a Festa de seu padroeiro entre 15 e 26 de junho. Já a Paróquia Sagrado Coração de Jesus encerrou suas festividades em 24 de junho.

A solenidade de Corpus Christi, com seus tradicionais tapetes, também voltou a ser celebrada nas ruas de Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela após dois anos suspensa devido às restrições impostas pela pandemia. Esses momentos de grande alegria para nossa Igreja Particular de Caraguatatuba, entre outros assuntos, são destacados nesta edição da Revista De Praia em Praia Digital.

Assim como essas celebrações marcaram a volta de nossas festas sociais e litúrgicas, elas também bateram recorde de público. Em comemoração ao aniversário de 23 anos da Diocese, lançamos em 1º de maio a versão digital de nossa Revista, que divulgará as ações missionárias e evangelizadoras da Diocese de Caraguatatuba mensalmente, além de homenagear uma personalidade a cada edição. Chegamos à terceira edição em junho, que já está disponível em nosso portal www.dicaragua.org.br junto com essa edição trimestral para download gratuito.

Além de destacar essas datas especiais, esta edição traz uma nova editoria “Paróquias em festa” para divulgar as festividades de nossos padroeiros ao longo do ano. Em maio também forma comemoradas as solenidades de Nossa Senhora de Fátima (dia 13) e Nossa Senhora da Visitação (dia 31), datas abordadas pelo Padre José Adalberto Vanzella em seu artigo sobre o Mês Mariano. Em junho, além do Divino Espírito Santo e Santo Antônio celebramos o Sagrado Coração de Jesus (dia 23) e São João Batista (dia 24). O Padre Douglas Franco escreve sobre o Tríduo Pascal e Pentecostes. A Palavra do nosso Pastor, Dom José Carlos Chacorowski destaca os dons do Espírito Santo.

O “Igreja em Saída” mostra desta vez a nomeação do Padre Marcelo Carvalho como novo Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e a posse do Padre Eduardo como novo ecônomo da Diocese, a formação da Pastoral da Comunicação (Pascom), que teve a participação do Bispo Diocesano, retiros de jovens, Crisma, Primeira Eucaristia, encontro do Padre Mauro com o Papa Francisco entre outros eventos religiosos realizados nas Paróquias. Faça uma boa leitura!